Tenho uma Ideia de Negócio! E agora? …

As pessoas podem ser identificadas quanto à sua escala de aversão ao risco. Estarem mais ou menos predispostas a correr riscos nas tomadas de decisão na sua vida. A forma de minimizar os riscos é podermos tomar decisões informadas. A partir deste ponto, o leque de decisões aumenta, pois quem, até ao momento, não pretendia arriscar, já viu dissiparem-se parte das suas incertezas e encontra-se predisposto a avançar com certos riscos minimizados.

Para pragmatizar uma ideia de negócio, qualquer empreendedor passa por um “scanner” psicológico que lhe definirá o seu grau de aversão ao risco. Obviamente, que tomar uma decisão de avançar com um novo negócio, um novo investimento que lhe permitirá mudar o seu caminho, assusta e, como tal, essa decisão deve ser tomada de forma consciente, ponderada e, sobretudo, informada.

Vamos aqui definir um exercício hipotético:

Imagine-se com uma ideia de negócio nova para criação do seu próprio emprego. Atualmente, encontra-se a trabalhar como trabalhador por conta de outra entidade e recebe o seu salário certo e em tempo útil todos os meses. O primeiro passo a ter em conta é, mais uma vez, prosseguir a ideia que tem de tomar a decisão de avançar com o novo projeto ou manter-se na situação profissional em que se encontra, de forma consciente, ponderada e informada. Para isso, deverá obter informações técnicas e especializadas. Nada melhore que se dirigir a um contabilista certificado vocacionado em start up’s, como a BCC:

  • poderá expor as suas dúvidas e obter um esclarecimento das mesmas
  • ser-lhe-ão explicados todos os passos/tarefas/exigências para a constituição e persecução da atividade,
  • será elaborado um plano de negócio a curto e médio prazo para identificar as suas necessidades de investimento,
  • ser-lhe-á feita uma comparação da sua vida financeira entre o seu contexto atual e o seu contexto com o novo negócio,
  • ser-lhe-ão apresentados todos os benefícios fiscais, contributivos ou de projetos de investimento disponíveis no mercado e vocacionados para os seus objetivos.

Sem passar por estes pontos, nenhum empreendedor estará apto a tomar uma decisão tão importante e decisiva para o seu futuro e o futuro da sua família.

Ao longo do tempo, iremos publicar vários blogs sobre esta matéria, pormenorizando alguns dos pontos aqui apresentados para poderem perceber os benefícios e vantagens que tem em estar bem acompanhado quer na tomada de decisão de arrancar com um novo negócio, como também alavancar um negócio já existente.

Por isso, DÊ O 1º PASSO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA!

E venha ter connosco para esclarecer as suas dúvidas e ter um aconselhamento profissional.